Coisas simples e intensas
 

Caminhando pela cidade

 

Caminhando pelas ruas da cidade percebo sua evolução, vejo o contraste da arquitetura dos fundadores com os traços modernos de Niemeyer, que por sua vez divergem dos novos prédios que vão surgindo. Admiro a beleza das árvores centenárias da praça central, elas certamente assistiram a ascensão e a queda de nossos governantes, viram os jardins que as cercam serem modificados tantas e tantas vezes que deixaram poucos vestígios do que idealizou seu paisagista, também presenciaram a velha igreja católica em frente à prefeitura se transformar em um suntuoso santuário. Foram nessas árvores que eu, quando criança, procurava curioso por um bicho-preguiça.

Passo pelo calçadão, antes apenas uma rua com várias lojas em ambos os lados, hoje uma das principais artérias desse nervoso sistema urbano, com seus pontos comerciais cobiçados por quase todos os lojistas. Mais à frente enxergo os lugares onde haviam tradicionais e prósperas lojas que acabaram cedendo  espaço a uma dessas redes que comercializam móveis e eletroeletrônicos, anunciando suas promoções nos canais de TV aberta.

Vejo Shopping Centers sendo erguidos, constato o aumento do fluxo de automóveis, o que torna o trânsito mais complicado e cansativo, ao ponto de mal se conseguir uma vaga para estacionar. Assisto melhorias sendo feitas por iniciativa pública e/ou privada, como a velha chácara em ruínas que foi transformada em uma das mais belas praças da cidade e a antiga fábrica têxtil que virou um importante centro cultural com um pequeno teatro, salão para exposições de artes plásticas, além de abrigar a biblioteca pública e vários projetos sociais.

Então, ao terminar meu passeio, fiz uma reverência ao tempo, que nos envelhece, ameniza as dores e muda a paisagem.

 

Daniel A. S.

 



Escrito por Daniel A. S. às 14h01
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 

HISTÓRICO



OUTROS SITES
 Visão contraria
 Prosopopeiando
 Avestruz Albino


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!